segunda-feira, 19 de Janeiro de 2009

LICHINGA ou VILA CABRAL ?

Sé Catedral de Vila Cabral
*
A Cidade de Lichinga, antiga Vila Cabral é actualmente, como o foi no passado, a Capital da Província do Niassa e tem como limites naturais o rio Sambula e a localidade de Lussanhando a Noroeste; os postos administrativos de Lione e Meponda a Oeste; e o posto administrativo de Chibonila ao Sul.
A Cidade, que foi construída no rebordo Oeste do planalto do mesmo nome, por razões geo-estratégicas, inclui dentro dos seus limites administrativos uma superfície de aproximadamente 290 Km2, que é constituída, na sua maior extensão, por planícies que vão de encontro às montanhas conhecidas por "N’tchingas", interceptadas por numerosas correntes de água.
O relevo é tipo planático, medianamente ondulado e tem uma altitude de cerca de 1.300 metros.
A singularidade da Cidade reside no seu clima exótico, do tipo tropical húmido modificado pela altitude, sendo caracterizado por épocas frias e muito chuvosas, o que torna as condições meteorológicas locais muito próximas ao dos continentes Europeu e Americano.
No contexto regional, a sua influência económica é bastante reduzida, quando comparada com outras capitais provinciais: A Cidade depende de Nampula, como terminal do corredor de Nacala.
O Município da Cidade de Lichinga é o centro urbano da 3ª Classe menos desenvolvido ao nível nacional e dentro do contexto da região Norte, subordinando-se a Nampula.
A sua influência é limitada ao nível da Província.
População: Com uma área de 290 Km2, tem uma população actualmente estimada em 75.350 habitantes, sendo uma cidade de características urbanas e rurais que se encontra estruturada em 11 bairros assim denominados: Nzingue; Chilungo; Muchenga; Popular; Estação; Cerâmica; Massenger; Sanjala; Assumane; Lulemile e Mitava.
História: Em Ajaua, Kuvicinga-Licínga significa parede, muro ou cerca. O nome provém do monte que barra a entrada da cidade, para quem vem de Cuamba (antiga Nova Freixo).
A 21 de Maio de 1932 a povoação do Planalto de Lichinga recebeu a designação de Vila Cabral. A 21 de Agosto de 1956 foi elevada a categoria de Vila e foi dotada de uma Câmara Municipal, tendo ascendido à categoria de Cidade em 23 de Setembro de 1962, mas viu o seu estatuto como cidade aprovado apenas no dia 26 de Abril de 1969, pela Portaria nº. 16368.

1 comentário:

  1. impressionante a forma como foi descrita a Cidade de Lichnga e a sua origem, mas fiquei um pouco confuso quando nao vejo o bairro de Chiuaula, na categoria dos bairros.

    ResponderEliminar